23 de dez. de 2008

Campanha da Neogama/BBH no Act Responsible Expo 2009


A campanha de mídia impressa Esferas, criada pela NEOGAMA/BBH para divulgar o Banco do Planeta, do Bradesco, foi escolhida pela ACT Responsible para integrar a exposição Act Responsible Expo 2009, que acontecerá em junho de 2009, durante o Festival de Cannes. A ONG suíça dedica-se a promover a publicidade sócio-ambientalmente responsável.

Além de integrar a exposição na riviera francesa, a campanha Esferas integrará o database online da organização e será exibida no programa "One Minute of Responsibility, Ads for a Better World", veiculado no Canal Euronews.

fonte: www.revistapublicidad.com

Leia mais>>

18 de dez. de 2008

A Novela e a Realidade



Em 27 de março de 1990 estreiava na TV Manchete a Novela Pantanal, resultado de um grandioso trabalho que vinha a retratar as belezas do Pantanal pré- ECO92.

Passados 18 anos o SBT relançou a novela, com o mesmo felling, mostrar o Pantanal e um pouco da cultura local.

Ao se definir o que é espaço público, chegaremos a conclusão que é o espaço onde todos podem acessar e utilizar. Sendo assim podemos dizer que a Novela encontra-se em um espaço público, ou seja, é aberta para que qualquer pessoa possa utiliza-lá, se valendo assim deste entretenimento.

Bem, acontece que o espaço em que foi filmada a novela não existe mais como era, tentei encontrá-lo no google sem sucesso, as imagens estão bloqueadas por motivo qualquer, mas achei esta foto dele. Que é um retrato de uma das funções que lhe está sendo atribuida, a de carvoaria, dentre outras como plantio de soja e criação de gado.

Se a emissora está veiculando uma novela em um espaço público, a mesma contrai algum compromisso sobre a informação que espalha.

Pergunta: E o que ela fará vai nos alertar de que o que está sendo exibido não existe mais?
Leia mais>>

11 de dez. de 2008

Piauí: Mobilizando contra a sujeira

Neste ultimo domingo (07/12), estava voltando do Pq. do Ibirapuera, com a minha namorada, andando pela calçada da av. Paulista quando vi uma escultura produzida com cigarros, denunciando a sujeira e um homem com dreads, folhetos e disposição para conversar com pessoas que passavam por ali.

Paramos para conversar com o homem, que se identificou como Piauí, um artista, que por sua habilidade e capacidade de raciocínio, poderia como qualquer outro estar empregado em uma agência, ou produzindo arte de galeria, o que lhe traria um retorno econômico algumas vezes mais do que divulgar sua obra e receber doações.

Seu argumento para estar ali, fazendo o que faz, foi o de que o planeta não tem mais tempo a esperar, as ameaças são iminentes, e se sua postura fosse de simplesmente continuar explorando o planeta como a maioria vem fazendo, em breve não existiria mais planeta para ninguém explorar.

Piauí, assim como a maioria dos homens de sua idade possui uma família, tem filhos para criar, precisa como qualquer outro de dinheiro, mas o que ele percebeu é que se continuar usando suas habilidades unicamente para garantir maiores ganhos econômicos, luxo e conforto certamente não terá um futuro para ele e sua família.

Ele, assim como poucos, conseguiu perceber que trabalhar o tripé da sustentabilidade não é apenas para grandes corporações e governos, mas para todos nós, para mim e para você.


foto retirada de: www.pagina22.com.br

Leia mais>>

10 de dez. de 2008

TOP 5 _ Filmes de Empresas com Msg Responsável

Assista aos 5 filmes e diga qual vc prefere.

1. Da seguradora Mutual Liberty (Campanha lançada em 2006 com o tema. Responsabilidade: qual é a sua?). Sem dúvida, um filme persuasivo.
http://br.youtube.com/watch?v=wMwoexR1evo

2. Fiat: campanha antiga que desafia a "efemeridade" da propaganda. Lançamento do novo fiat Palio em 2003, com o mote "Você precisa rever seus conceitos".

http://br.youtube.com/watch?v=Us-1ncVswNk
Criação: Marcelo Reis, Felipe Luchi
Agência: Léo Burnett
Em outro filme, "Presidente", um executivo pensa que está falando com a secretária do presidente de uma empresa. Depois fica sabendo que, na verdade, ela é a própria presidente. Não achei no You Tube, se alguém souber de um link, por favor, nos avise.

2. Skol – Motorista da rodada: se for dirigir não beba.

Filme de oportunidade veiculado em 2008, logo após a promulgação da lei seca na cidade São Paulo. O mais interessante é mostrar que o apelo responsável pode ter humor.
http://br.youtube.com/watch?v=jW_awJihp94

criação: EDUARDO LIMA / MARCELO NOGUEIRA / ALEXANDRE
agência: F/NAZCA Saatchi & Saatchi
produtora de filme: CINE

3. Comercial Seagram’s de 1973. Filme histórico e visionário da DPZ, que viu 30 anos antes a importância de uma abordagem responsável.
http://br.youtube.com/watch?v=FUw7ys99xs8

4. Banco Real. Comercial “Interessante”.
http://www.portaldapropaganda.com/vitrine/tvportal/2007/09/0049
O comercial narra cada surpresa positiva que o banco teve ao apostar um uma idéia que envolvia riscos e desafiava as regras do mercado. Filme de idéia, que não onera a produção. Excelente texto.
Criação: João Livi e Leo Macias
Produtora do filme: Piloto
Agência: Talent

5. Natura. A Floresta está em Você
http://br.youtube.com/watch?v=mh7xZArl5vI&feature=channel
Produto: Ekos
Criação: Marcelo Lucato, Rodrigo Vezzá, Paulo Leite
Agência: Taterka
Produtora: TVC
Há alguns comentários acusando esse filme de clichê. Ora, sabe-se que a criação das campanhas de Natura sempre ousou na linguagem, mas se a Revolução Industrial fez desaparecer o produtor aos olhos do consumidor, fetichizando a mercadoria, é pertinente que um comercial faça justamente o contrário. E a trilha é muito boa.

Leia mais>>

9 de dez. de 2008

Cartaz Loducca para MTV

Anunciante: MTV
Agencia: Loducca Publicidade Brasil
País: Brasil
Dirección creativa: Guga Ketzer
Equipo creativo: Rodrigo Senra e Daniel Poletto
Fotolito: Litokromia
Producción gráfica: Sid Fernandes
Autorización por parte del cliente: José Wilson
Fonseca e Lilian Chwartzmann


Leia mais>>

8 de dez. de 2008

Calendário Sustentabilidade

Calendário sobre sustentabilidade e design, com fotos e informações sobre como o designer pode tentar ajudar no impacto causado no meio ambiente. Está na galeria de Larissa Martins, no Flickr.



Leia mais>>

Humanitarian Lion

Um filme fraco para uma boa idéia.




O que vc acha??????
Leia mais>>

4 de dez. de 2008

Resposta do Instituto Ethos à Petrobras

Ethos lamenta decisão da Petrobras

O Instituto Ethos lamenta a decisão unilateral da Petrobras de desligar-se do seu quadro de associados. Esta é mais uma demonstração da redução do compromisso da companhia com a responsabilidade social empresarial.

Em seus 10 anos de atuação, o instituto procurou contribuir para que as empresas superassem seus dilemas na construção de uma cultura de responsabilidade social e sustentabilidade e sempre se colocou à disposição para facilitar diálogos, construir pontes e buscar saídas para lidar com as diversas contradições e dificuldades encontradas nesse caminho.

Não foi diferente com a Petrobras. Assim que a questão do diesel começou a se tornar um problema de saúde pública, o Ethos não economizou esforços junto ao conselho de administração, à presidência e à alta direção da companhia para encontrar formas de manter o melhor espírito de governança, numa relação transparente com as partes interessadas. Foi sugerido que ela assumisse a liderança pró-ativa na discussão e se mostrasse à altura da expectativa do mercado, que espera uma postura responsável de uma empresa pública que, além disso, é líder no seu setor na América Latina.

Esses esforços se deram por meio de inúmeras reuniões que culminaram, inclusive, na abertura de um espaço durante a Conferência Internacional do Instituto Ethos, em maio de 2008, para que a Petrobras e a Anfavea pudessem prestar contas e apresentar sua posição e perspectivas para o futuro.

O instituto acredita que a demanda por ética e transparência, aspectos essenciais em uma gestão socialmente responsável, não tem qualquer relação com interesses políticos. Mas, infelizmente, o discurso da companhia tem demonstrado uma posição defensiva, confundindo a exigência por prestação de contas à sociedade com perseguição política ou ofensa.

Com uma postura defensiva em relação às perspectivas sustentáveis, a Petrobras passou a sofrer diversos revezes junto a entidades-chave na discussão da RSE e também no mercado financeiro. A crise de reputação que a empresa tem enfrentado está, sob a ótica da sustentabilidade, intimamente ligada à sua incapacidade de rever sua atuação e procurar desenvolver mecanismos de gestão mais responsáveis, voltados para as reais necessidades do mercado, da sociedade e do planeta.

No início do ano, a decisão do Conar com relação às campanhas publicitárias da empresa foi a primeira demonstração de cobrança da sociedade por maior transparência e responsabilidade. Em novembro, a saída da companhia do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da Bovespa, também foi uma decisão tomada por uma entidade composta por diversas instituições, seguindo critérios rígidos e amplamente discutidos com a sociedade civil e as empresas. Portanto, fica claro que a postura do Ethos em alertar para uma mudança de atitude da Petrobras, em seu negócio como um todo, é compartilhada por diversos atores sociais.

O Ethos crê que a decisão da Petrobras de desligar-se do seu quadro de associados tem como intenção interromper o diálogo, pelo fato de o instituto estar cumprindo sua função. O Ethos, porém, jamais se prestará a ser um instrumento de marketing socioambiental das empresas, assim como repudiará posições empresariais que sabotem o caminho da RSE no país. Foi assim no combate ao trabalho escravo, à corrupção e ao trabalho precário no agronegócio, e tem sido assim também nas cadeias produtivas da Amazônia.

O Ethos reafirma sua visão de que as empresas são parte fundamental no esforço da construção de uma sociedade sustentável e justa. Por isso, o instituto acredita que parte dessa contribuição passa pelo compromisso público e a coragem de enfrentar dilemas, mantendo sempre a ética e a responsabilidade.

O Ethos gostaria de ver a Petrobras, com toda a importância que tem em seu setor, liderando as discussões sobre energias limpas, na busca pela urgente descarbonização da economia. No entanto, a decisão da empresa parece confirmar que ela escolheu o caminho oposto. Lamentamos sua postura, pois ela reitera uma grande perda para o movimento de desenvolvimento sustentável no Brasil. Uma empresa pública, que, portanto, pertence a todos nós, deveria estar alinhada às necessidades da população.

Pensando nisso, o Instituto Ethos reafirma seu compromisso com a sociedade, acreditando que o diálogo permanente é o melhor caminho rumo a um futuro sustentável. Reconhecemos a dificuldade de empreender esse diálogo, mas a história do próprio Ethos tem demonstrado que esse caminho, mesmo que penoso, é o mais eficaz.

Leia mais>>

19 de nov. de 2008

Comentários das Apresentações_Disciplina PROPAGANDA SOCIAL

As apresentações dos trabalhos finais da Disciplina Optativa Propaganda Social (Projetos Comunitários e Institucionais) estão acontecendo desde o dia 12/11. Individuais ou em grupo, as apresentações versam sobre diversos temas: Campanhas de Propaganda da SOS Mata Atlânctica e Natura, Normas e Certificações de Sustentabilidade, Cobertura jornalistica do tema etc. Para enriquecer o debate, é importante que todos os alunos que aompanharam nossos encontros semanais paritipem. Postem seus comentários, críticas e sugestões.
Leia mais>>

13 de nov. de 2008

AMAZÔNIA em Debate no TUCA


Leia mais>>

11 de nov. de 2008

Sobre o Debate do dia 05/11

Acho q o debate entre a Oriana, o João Faria e os alunos foi interessante porque questionou o discurso da "sustentabildiade", ao apontar os problemas éticos, ideológicos e econômicos implicados. Acho q a Universidade e em especial os cursos de comunicação e de Publicidade podem e devem contribuir para essa discussão, ao se tornar um espaço de reflexão, proposição e até de avaliação de projetos e parcerias entre instituições públicas e privadas.
Leia mais>>

10 de nov. de 2008

“A comunicação se sustenta?”



No ultimo dia 05, aconteceu no Banespinha na PUC-SP o debate “A Comunicação se Sustenta?” promovido pelo grupo de estudos em Comunicação Persuasiva da PUC-SP. Tendo como convidados a Oriana White – IPAZ e João Faria – DPZ, o debate foi norteado pela questão da sustentabilidade e como ela tem sido tratada por ONGs e empresas. Alunos do 6º e do 8º semestre do curso de publicidade compareceram e debateram.

O evento se iniciou às 20h mediado pela Professora Conceição com a provocação sobre o que muda agora nos EUA com a vitória de Barack Obama. Oriana respondeu que a grande não foi o fato de Obama ser negro, já que isto em momento algum foi o tom de campanha, mas a mobilização da sociedade americana para estas eleições, em que 66% do eleitorado compareceu as urnas para votar. João colocou que, apesar de ser uma grande mudança, precisamos olhar com calma para estes eventos, uma vez que muita coisa no mundo está em transformação, como a internet, as agências de publicidade, as mídias.

Durante as discussões foram levantadas questões como o difícil caminho que as ONGs têm enfrentado para se sustentar economicamente, dificuldades como comunicar as suas ações para a mídia, fazer propaganda e captar recursos de maneira sustentável, uma vez que atualmente boa parte das ONGs se sustentam com recursos doados de empresas, e que em crises financeiras, como a atual, estes recursos deixam de existir. Colocou-se a necessidade da ONG se organizar de uma forma mais empresarial, mas a maior dificuldade disto é, ao mesmo tempo, garantir a identidade da ONG.

Propostas para estes problemas convergiram no sentido de fazer com que as empresas se comprometam mais com o social e o ambiental, sem deixar de preservar o seu lado econômico. Colocou-se também que uma das dificuldades é a falta de profissionais voltados para o social, assim como para outras áreas, já que hoje a formação que temos, por influência de nossos pais e sociedade é uma formação para trabalharmos em multinacionais ou grandes agências.

O debate foi encerrado às 21h45, com a proposta de continuar em outra data. Acompanhe em nosso blog as discussões e próximos eventos.

Vitório Tomaz Confira em nosso flickr mais fotos: http://www.flickr.com/photos/publizitat

Leia mais>>

5 de nov. de 2008

Evento.




Leia mais>>

4 de nov. de 2008

Video Sustentabilidade

Gente,
olha que legal a dica da Luciene, da Filosofia e
que cursa a Optativa de Propaganda Social.
A gente assistiu um trecho na última aula e
vale muito a pena assistir a versão completa.

Clique para assistir: The Story of Stuff
Leia mais>>

29 de out. de 2008

Evento Publizitat

O grupo está organizando um debate entre a Oriana White, do Instituto Ipaz e o João Faria, RP da DPZ Propaganda, com o tema A comunicação se sustenta?
A idéia é pensar a responsabidade da Propaganda nas questões ética, de sutentabilidade e da diferença entre discurso e prática das organizações. Você, aluno da PUC-SP, é nosso convidado. Auditório Banespa (entrada da Biblioteca), próxima quarta (5/11), a partir das 19h30.
Leia mais>>

19 de set. de 2008

Sobre a marca do Grupo

Olá, gostaria só de agradecer publicamente ao Bruno Gomes pela criação da marca do grupo, e ao Murilo e ao Rafael pela criação e produção dos cartazes e do blog. Por último e não menos importante, agradecer ao Vitório pelo engajamento e pelas camisetas, q ficaram ótimas. É isso aí meninos, valeu!!!! Abs, Conceição
Leia mais>>

17 de set. de 2008

Pensamento Norteador

Ser político, na polis grega, significava que tudo era decidido mediante palavras e persuasão, e não através da força e da violência.
Hannah Arendt, em A Condição Humana, p. 35

Leia mais>>

Temas

Comunicação e Sustentabilidade
Comunicação e Responsabilidade Socioambiental Empresarial,
Comunicação do Terceiro Setor
Comunicação espontânea e informal, com ênfase nas que ocorrem nos espaços de mídia
reais e virtuais.
Leia mais>>

13 de set. de 2008

Bem Vindos.

Bem vindos ao Blog do Publizität.
Este blog será divulgado durante a semana de Publicidade e Propaganda da PUC - SP, nos dias 15 à 19 de Setembro de 2008.

Em quanto isso, estamos preparando conteúdo e construindo o nosso blog para a divulgação.
Obrigado, Murilo.
Leia mais>>

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails