1 de fev. de 2009

Carta Branca II - Composicões em Preto e Branco

Duas composições, o diferencial é a maneira como cada designer trabalhou com o tema, que por acaso é a questão da diversidade no planeta.

O primeiro cartão, traz o tema: "Quando o colorido for extinto o preto e branco deixará de ser arte.", é composto por Bruno Barboza de Oliveira, o segundo, que por acaso traz o tema " A cor do planeta depende de você." é composto por Roberto Marques.

Ambos trazem pontos interessantes, o cartão do Bruno deixa bem estampado que ele fala do planeta, e no verso do cartão traz uma chamada incitando cada individuo a tomar partido nisto, o que é uma tentativa de mobilizar, porém não exite um argumento no cartão que seja de fato mobilizador, que incite a ação o que surge depois desta etapa, de mobilização é a mensagem da Micca sugerindo ações com menor impacto, ainda falta a motivação para que o consumidor da mensagem faça alguma coisa. Ou seja, porque ele evitaria que o mundo fique cinza? O que ele ganha com isto? Pode parecer claro que ele fale de temas ligados a sustentabilidade, mas não é certo, principalmente para pessoas com nenhum envolvimento com as questões do meio ambiente.

Já o cartão proposto pelo Roberto aposta mais em acões individuais, que é o proposto em conjunto com outros cartões da série, mas o desenho que ele faz cumpre muito mais com a função estética propriamente, que com a necessidade de conscientizar e mobilizar pessoas para a preservação do planeta, ele propõe um planeta preservado, mas não apresenta motivos para tal, tampouco modos de se fazer isto, o que faz alguma relacão é mensagem daMicca, que propõe no verso ações práticas, apesar de não estar conexo. Ele acerta quando decide em sua comunicação falar direto com o individuo. Mas falta desenvolver o além da estratégia, que é como falar. Grande desafio para a maioria dos publicitários designers e atores da comunicação.





















0 comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails