17 de jun. de 2009

Pecsi para Pepsi: mais uma sacada dos argentinos

Uma das grandes críticas q se faz à publicidade é que ela seria uma "ditadora de comportamentos" porque quer sempre homogeneizar códigos e símbolos culturais. Ora, é verdade que a Publicidade sempre teve dificuldade em lidar com a diversidade sem cair na caricatura ou na síndrome das cotas. Mas eis que a BBDO da Argentina vem com esse filme divertido e inteligente porque se funda justamente em um "resíduo cultural", como diria Canclini. Porque a língua não é homogênea nem cristalizada, é pela resistência dos argentinos que chamam Pepsi de Pecsi que o filme celebra a democracia lingüísta. De fundo, uma mensagem de tolerância tão rara em campanhas de marcas globais.

1 comentários:

Rafael Figueiredo disse...

muito legal. publicidade argentina tem muita coisa boa.
como o bom comercial do Club Social sabor pizza:
http://www.youtube.com/watch?v=fbCZqkCEDVk
"A publicidade sempre exagera"

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails