27 de jul. de 2009

A contra propaganda do consumidor se sofistica: músico lança clip no You Tube contra cia. aérea e tem mais de 4 milhões de acessos



Essa eu li e reproduzo do site do CCSP (Clube de criação de SP). A matéria original, na íntegra, é da BBC.

Um músico canadense que teve seu violão danificado durante um vôo nos EUA se transformou em hit na internet.

Quase 4 milhões de pessoas já viram no YouTube um videoclipe que ele gravou com uma reclamação musicada contra a companhia aérea (assista aqui).

O sucesso do vídeo fez com que a United Airlines, que inicialmente havia se recusado a indenizar o músico, revisse sua posição.

O vídeo do músico Dave Carroll, intitulado "United Breaks Guitars" foi postado no começo de julho.

O incidente ao qual Carroll se referia ocorreu em março de 2008, durante uma escala em Chicago parte de um vôo de Halifax, no Canadá, a Nebraska, nos EUA, onde ele se apresentaria com sua banda de folk-rock, "Sons of Maxwell".

Segundo o músico, o conserto de seu violão quebrado durante o transporte custou 1.400dólares canadenses (o equivalente a R$ 2.425), mas a companhia inicialmente se recusou a pagar.

Após meses tentando, sem resultados, uma compensação da companhia, Carroll resolveu postar o videoclipe com a reclamação no YouTube.

“Vocês quebraram, deveriam consertar. Vocês são responsáveis, admitam. Eu deveria ter voado com outra companhia ou ido de carro, porque a United quebra violões”, diz ele na música.

Em uma cena do clipe, atores representando carregadores de bagagem jogam entre eles, sem cuidado, uma caixa de violão, que cai no chão, enquanto Carroll e outros passageiros veem a cena das janelas do avião.

A canção "United Breaks Guitars" é atualmente a 20ª mais vendida na lista do iTunes no Canadá, e as vendas dos CDs da banda "Sons of Maxwell" também subiram.

Além disso, a fabricante do violão danificado ofereceu a ele um novo instrumento para ser usado em suas próximas composições.

Carroll disse à BBC que, quando o seu vídeo no YouTube começou a fazer sucesso, a United escreveu uma carta a ele sugerindo compensá-lo pelo violão quebrado, mas ele diz ter negado e pedido à companhia que doasse o dinheiro a instituições de caridade.

O músico diz que em sua correspondência com a companhia ele prometeu compor três músicas sobre o incidente. Uma segunda música já estaria pronta e prestes a ser colocada na internet.

Em uma carta enviada a uma TV canadense, a United Airlines disse que está em contato com o músico e quer retificar seus erros no caso.

Um porta-voz da companhia disse ao jornal americano The Los Angeles Times que “o vídeo é excelente” e será usado em treinamentos internos sobre atendimento ao cliente.

Em entrevista à BBC, o músico disse que o sucesso do vídeo o surpreendeu. “Eu esperava ter um milhão de acessos em um ano”, disse.

3 comentários:

Rafael Figueiredo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael Figueiredo disse...

hahahahaha
como não rir ao assistir ao clipe ?
o cara levou a questão com bastante esportividade, eu não iria compor uma música se tivessem quebrado "my Taylor guitar".

Murilo disse...

ueheuhe, mandou bem. Tube neles!

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