4 de ago. de 2009

Exposição de Cartazes Cubanos no Caixa Cultural começa dia 5 de agosto


De 05 de agosto a 13 de setembro, a Caixa Cultural de São Paulo apresenta a exposição Cartazes cubanos, um olhar sobre o cinema mundial, que traz ao Brasil uma seleção de 80 cartazes produzidos da década de 1960 até o início dos anos 90 pelo ICAIC – Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica. Utilizando a serigrafia como técnica de impressão e tendo como principais referências estilísticas a estética dos cartazes poloneses, tchecos e húngaros, o Push Pin Studio de Nova York, a Pop Art e o design californiano do final dos anos 60, um grupo de artistas gráficos cubanos desenvolveu um trabalho rico em formas, cores e texturas. Suas criações possibilitaram o surgimento de uma escola peculiar de artes gráficas na América Latina.
A exposição percorre a obra de 12 designers, entre os quais Azcuy, Bachs, Dámian, Dimas, Julio Eloy, Niko, Reboiro, Raul Martinez. São cartazes que retratam, além do cinema cubano pós-revolução, produções de vários países, como as do Leste europeu, norte-americanas e brasileiras. Na mostra encontram-se inclusive peças gráficas para filmes de Glauber Rocha e Julio Bressane.
Apesar da enorme variedade de estilos, os cartazes são assinados e têm igual formato - 76,5 x 51cm. São impressos em serigrafia, em pequenas tiragens, em torno de 500 exemplares, com 8 ou 10 cores.
O objetivo da exposição é apresentar ao público um importante período da história cultural de Cuba, a partir de 1959, que reflete a sua imagética por meio da comunicação visual.
Na abertura, haverá uma mesa redonda com Pablo Pacheco Lopez, vice-presidente do ICAIC, e o professor Alexandre Guedes, curador da exposição. Paralelamente à exposição, serão oferecidas oficinas de criação de cartazes.
SERVIÇO
Local: Caixa Cultural - Praça da Sé, 111Informações: (11) 3103-5723 Local – Galeria BetettoDatas: de 05 de agosto a 13 de setembro de 2009Horário: 09 às 21hEntrada: franca Recomendação etária: livre
Fonte: site do CCSP

0 comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails