15 de ago. de 2009

Propaganda e Contra Propaganda: Exxon x Avaaz. Assista aos vídeos e tire suas conclusões

Essa semana entrei no site do Avaaz (aonde cheguei pela dica do Vitório) que é um coletivo virtual de mobilização em prol de causas globais, e vi que eles produziram um comercial contrário ao comercial da petroquímica multinacional Exxon, que fez uma recente campanha apregoando sua preocupação com o meio ambiente. Como não achei nenhum dos dois no You Tube, o jeito é ir nos links da Exxon e da Avaaz para assistir.

1. Comercial da Exxon
2. Comercial da Avaaz

Enquanto a Exxon vem na linha de argumentação tradicional, da promessa e da justificativa, que promete impactar menos o meio ambiente com a tecnologia R3M, por meio do testemunhal de um de seus engenheiros, o filme da Avaaz desconstrói o discurso da Exxon ao denunciar que o real objetivo das indústrias petroquímicas é comandar o novo acordo em torno das mudanças climáticas. Para quem pesquisa a comunicação persuasiva, os argumentos utilizados por um e por outro são uma aula de retórica de posições absolutamente contrárias. A nós, cabe julgar e dar nossa opinião.

3 comentários:

Murilo disse...

Eles estão arrecadando para colocar o anúncio na CNN, né? Vai gerar uma bela polêmica. hehehe.

Vitório Tomaz @virts disse...

Bem complicada as duas posições, até mesmo por que sustentabilidade são os 3 P´s, e isto deixa tudo bem mais complexo de resolver, por que não podemos desempregar pessoas tampouco forçar uma mudança, por que se forçarmos a mudança desrespeitados um dos P´s, que é People.

Estive no Sustentável 2009, e vi uma tecnologia exposta pela Shell que se propõe a enterrar o CO2, chega a ser razoável o relevante o estudo, mas percebesse que é uma solução sem massa critica, é mais uma proposta de interveção no nosso já debilitado meio ambiente.

Mas o que fazer? Em especial as pessoas que estão com suas vidas relacionadas a estas atividades cancerigenas ao Planeta?

Só gostaria se sentir por trás destas campanhas que existe uma boa intenção, mas num acredito que exista uma lado com um posicionamento corente o suficiente para evitar o grande Kaos que está anunciado.

Reginaldo Nepomuceno disse...

Tô sem grana pra ajudar, mas seria interessante ver uma campanha em rede nacional no horário nobre bancada por pessoas como eu e você.

Não que isso não seja feito com o dinheira que damos às empresas, mas pelo menos desta vez seria pago espontaneamente.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails