3 de nov. de 2009

São Paulo antes da Lei Cidade Limpa


Em dezembro de 2006 a Prefeitura de São Paulo instaurou a Lei “Cidade Limpa” que praticamente eliminou a publicidade das vias públicas da cidade, nas áreas externas dos estabelecimentos comerciais e em edifícios. O intuito do projeto foi acabar com a poluição visual da Capital. Na prática, só em abril de 2007, quando todos os prazos para adaptação à Lei terminaram, São Paulo começou a ter uma nova cara. O repórter fotográfico Hélvio Romero da equipe do ‘Estado’, nos anos que antecederam a “Cidade Limpa”, fotografou os outdoors e murais gigantes da cidade entre uma pauta e outra. As imagens captadas, hoje fazem parte de uma São Paulo, porque não dizer, do passado.

Vale a pena ver as fotos para perceber que a lei teve mais efeito eleitoreiro do q urbanístico pois as imagens publicitárias estão mimetizadas na paisagem paulistana. Mas o que ninguém comenta é sobre as milhares de pessoas que perderam seus negócios e seus empregos por causa da lei. Para ver as fotos, clique aqui.
. Fonte: Estadão.

2 comentários:

Murilo disse...

Eu vi esse estudo ontem. Gostei muito, parece algo tão distante hoje em dia.

Ah, Con, Rafa me entregou o bombom que vc mandou. Uma delícia, brigadão =]. Gostaria muito de ter conseguido ir aquele dia ao café. Foi uma pena.

Beijo grande.

Claudio Eduardo disse...

Belas fotos.
Trazem à lembrança uma crítica a radicalidade com a qual foi aplicada a lei "Cidade limpa" na cidade de São Paulo.
Vendo as fotos até senti falta de outdoors espalhados pela cidade, pois acho bastante interessante esse diálogo aberto entre nosso concreto e a fantasia publicitária, claramente explorado pelo ensaio do Hélvio.
Contudo, não posso deixar de dizer que essa lei é uma das poucas ações da atual administração que apoio, apesar de acreditar que poderia ser mais flexível e um “tantin assim” menos ditatorial.

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