9 de mar. de 2010

Big Brother Mundo.


Segundo números da própria Rede Globo pode-se notar com facilidade o aumento exponencial da audiência registrada durante os "paredões" semanais em seu reality show Big Brother Brasil 2010. É também de conhecimento comum a popularidade de revistas, matérias, programas e canais de cabo que exclusivamente se preocupam em relatar fatos cotidianos da vida de celebridades. Me atrevo a dizer então que o brasileiro, ou por que não, o ser humano, tem em sua essência, e não de agora, um quê de voyeurismo.

Noto também a ânsia pela denúncia no indivíduo pós-moderno. Vezes até em casos de engajados e vigorosos denunciantes que nada fazem para mudar seus próprios hábitos e costumes. Vejo isso nas eleições, no exercício do direito do consumidor, nos apelos ao consumo consciente e até nas entradas de estádio em clássicos do futebol.

O Google anunciou no no final de 2009 o desenvolvimento de um novo software, com funcionalidade semelhante ao seu bem sucedido Google Earth. O objetivo desse novo programa entretanto é mais estreito, está sendo desenvolvido para ser uma ferramenta na fiscalização do desmatamento no mundo. O projeto é uma iniciativa da parte filantrópica da gigante da internet, a Google.org e foi apresentado durante a conferência climática da ONU em Copenhague. Por enquanto está sendo testado por parceiros da empresa americana, mas segundo Rebecca Moore e Amy Luers, seus representantes, será um serviço gratuíto e em tempo real para qualquer um que queira monitorar o desmatamento e a agressão ambiental via satélite.

Espero que com esse novo programa o potencial vigilante que citei no início do texto seja canalizado e sirva de bom proveito causas um pouco mais interessantes ao mundo.

3 comentários:

Reginaldo Nepomuceno disse...

1984?

José disse...

Pode ser também que a grande audiencia de programas como o BBB decorram da prórpia insignificancia da vida, do cotidiano, do homem comum, ordinário - que enxerga naquela representação extremamente artificial um escape, como se fosse realmente possivel um novo mundo - uma janela de possibilidade para uma realidade em que pessoas ordinárias, como ele, se tornam idolatradas pelo público. ou não, vai saber...

Murilo disse...

uhum, pra ambos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails