26 de abr. de 2010

Exposição no Tuca retrata refugiados climáticos em Bangladesh e Índia

Nesta terça-feira (dia 27), às 19h, será inaugurada a exposição Naufrágio de Sundarbans – Projeto Vozes Climáticas, uma parceria do Senac e do Tucarena. A mostra traz 40 fotografias do inglês Peter Caton e da brasileira Cristiane Aoki, sob curadoria de Alécio Rossi Filho e Elaine Caramella.

Naufrágio... faz um alerta para o delicado e pouco conhecido drama dos refugiados climáticos da região compreendida entre a Índia e Bangladesh, na Ásia, através de fotos e testemunhos da população afetada pelas consequências dos impactos ambientais planetários. Na ocasião da abertura, será realizada uma mesa de debate com Peter Caton, Cristiane Aoki, João Kulcsar com a Profa. M. Conceição Golobovante.

Para este projeto, o fotógrafo social inglês contou com a colaboração da pesquisadora e designer brasileira Cristiane Aoki. Caton utilizou uma câmera digital Hasselblad-H3 e iluminação móvel, criando uma qualidade de estúdio na produção de suas imagens nas áreas mais remotas do campo. Segundo o artista, o uso dessa tecnologia tem o intuito de transpor diferenças entre sujeito e objeto e fazer com que o expectador, acostumado com fotos glossy de revistas de moda, se identifique com as imagens produzidas por ele.

1 comentários:

Vitório Tomaz disse...

Que pena que perdi a mesa, mas vou passar para ver a mostra.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails