13 de abr. de 2010

Pré estréia de Sonhos Roubados




Estive a pouco no lançamento do filme Sonhos Rourados, dirigido pela Sandra Werneck. O filme traz em sua temática central a discussão sobre como adolescentes, em especial de baixa renda tem sido exploradas sexualmente. Resultado da adaptação do livro da Eliane Trindade, onde é relatado a história de 6 meninas de ate 20 anos que passaram por histórias semelhantes. No filme, através de uma estética mais lírica, é descrito a história destas 6 personagens em apenas 3, Jéssica, Sabrina e Daiane.



O que achei muito interessante no filme foi a maneira como a produção e as atrizes conseguiram incorporar e nos trazer a cultura local. Processo que segundo relato da produção do filme se deu principalmente por que não houve uma tentativa de retratar o lado bem ou o mal, mas apenas a intenção de retratar, sem julgamentos. O tempo todo, fica ressaltado que apesar das meninas terem atitudes condenáveis em termos morais, elas são felizes, se apaixonam e tem propósitos além da vontade de ter uma vida fácil enquanto prostitutas.

O filmado feito no Morro do Vidigal com o acompanhamento da ONG Meninos do Morro e traz cenas fortes como bailes funks e o cotidiano a favela com traficantes armados o tempo todo. No entanto, apesar o clima de tensão, segundo a atriz Amanda Diniz (Daiane no filme) durante a filmagem em momento algum ela foi tratada como diferente ou vitima de qualquer violência pelos moradores da favela.

O filme, além da ótima pesquisa e condução, traz consigo a proposta incorporada de denunciar estes abusos, deixando aberta a divisa de até onde é abuso e onde começa a prostituição. E serve como incentivo para que meninas na mesma situação de motivem a denunciar tal situação.
Veja o trailer no Youtube: www.youtube.com/watch?v=CbD5FAXyVyk e não perca a estréia.

foto do debate com as atrizes e produção

0 comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails