26 de out. de 2010

Já quis reciclar e não soube como?

Esse post é de autoria da Beatriz Mendes dos Santos.

Você também pode entregar seu lixo reciclável às cooperativas da sua cidade (encontre a mais perto da sua casa no site www.rotadareciclagem.com.br)

Há muito tempo atrás eu já queria separar os lixos da casa, reciclar e contribuir com o meio ambiente, no entanto não sabia como fazer. Separar o lixo é relativamente fácil, mas o problema é: onde levá-lo? Durante a semana passa o caminhão de lixo, levando tudo junto. Não sabemos para onde vai, nem o que acontecerá com tanta coisa que dispensamos e que poderia ser reaproveitada. Indignada com o fato de não ter um caminhão que recolhesse os recicláveis, vendo que as pessoas não estavam muito preocupadas com isto e não sabiam também como reciclar, estava em tempo de desistir e deixar as coisas como estavam.

Em fevereiro de 2009, estava lendo um dos exemplares da Revista Sorria, que é uma revista social. Encontrei uma matéria incrível (a matéria está disponível na versão digital da revista, para quem quiser ler Uma cozinha mais verde). A matéria fala sobre a rotina e atitudes que temos na cozinha de casa, além de algumas pequenas providências que podemos tomar para contribuir com o meio ambiente. Em meio à ilustração de página há um quadrinho onde estava o link do site Rota da Reciclagem.

Rota da Reciclagem - Criado pela Tetra Pak e com suporte do Google Maps, o Rota da Reciclagem tem a missão de difundir ao público consumidor o conceito da coleta seletiva e aumentar o volume de material pós-consumo reciclado. O buscador já conta com mais de 2300 iniciativas de coleta seletiva cadastradas entre cooperativas, comércios e pontos de entrega voluntária e também foi referenciado por mais de mil sites. (Este trecho foi retirado do site Cultura ambiental nas escolas, escrito por Andreza Rodrigues - Ogilvy Public Relations, da qual a Tetra Pak é cliente).

A navegação no site é simples e muito informativa. Eu, que não sabia lugar algum para levar meu lixo, descobri através dele vários lugares próximos ao meu bairro entre PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), cooperativas e comércios. O site destaca “onde reciclar embalagens longa vida”, mas os locais recebem na verdade todo o tipo de lixo reciclável.

Então, para você que também não sabia como fazer ou você que pretende fazer, esta é minha dica. Logo ao abrir o site terá um campo para você digitar seu endereço. Digite, busque e contribua de forma simples com o meio em que vive.

FONTES http://www.culturaambientalnasescolas.com.br, http://www.revistasorria.com.br, http://www.rotadareciclagem.com.br/index.html

1 comentários:

Luiz Fernando disse...

excelente iniciativa BIA, eu tbm não sabia dessa facilidade de encontrar um ambiente para se entregar o lixo, aqui em casa passa a coleta seletiva, mas é lastimavel que as autoridades ainda não tenham olhado com firmeza para este problema...falta muito ainda para o BRASIL ser adepto do movimento verde sugerido por uma candidata que infelizmente não foi eleita.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails