9 de fev. de 2011

O dia em que o sorriso acabou...

Este post é de autoria do Matheus Paiva Machado.

Em Janeiro houve uma grande repercussão nas mídias sociais sobre o caso do Sr. Oswaldo Borrelli, que insatisfeito com o serviço da Brastemp, decidiu fazer um vídeo explicando seus problemas com a empresa. Em poucas horas o video já era o assunto mais comentado do Twitter no Brasil e logo no mundo.

O Sr. Borrelli ficou 90 dias (e durante as festas de natal e ano novo) sem geladeira em casa por causa do descaso da Brastemp, depois de um defeito na sua geladeira e da visita do técnico da Brastemp, eles (Brastemp e o Sr. Oswaldo) decidiram fazer uma troca da geladeira com defeito por uma nova. A espera pela troca já durava três meses quando ele decidiu fazer um vídeo em protesto relatando seu problema.


No dia seguinte ao vídeo, a Brastemp entrou em contato com o Sr. Borrelli e logo efetuaram a troca. Houve também diversos telefonemas de empregados de diferentes hierarquias, chegando até o nível de diretoria, da Brastemp com os pedidos de desculpa. Atá a data da publicação deste post, o video já teve 469.534 page views.

Este assunto não é mais novidade, mas ainda há uma importante discussão sobre o assunto, até que ponto os consumidores precisam ir para conseguir chamar a atenção das empresas? se o Sr. Borrelli não tivesse feito o vídeo, será que seu problema já teria se resolvido? Isso demonstra o poder que as mídias sociais tem para dar voz aos consumidores, a importância das empresas monitorarem essas novas mídias, e como foi mais fácil chegar até a empresa pelas mídias sociais do que pelo seu (falho) serviço de atendimento ao consumidor.

2 comentários:

Raphael Souza disse...

HAHAHAHAHAH
Será que é uma Brastemp?

Raphael Souza disse...

Aqueles que negam a grande força das redes sociais, uma força de caráter claramente sinérgico, já que o mesmo conteúdo pode ser publicado no Twitter,Facekook e em outras redes, vão se deparar com essa força da pior forma possível.

Esse Boom de redes sociais associado à uma maior iniciativa do público de reivindicar seus direitos como consumidor vai fazer, e fez, com que muitas organizações reflitam e refaçam seus planejamentos de Marketing.

Um bom exemplo foi o susto que a Mastercard levou no momento da realização da promoção conjunta com o WalMart #juntospelodescontovisa que oferecia um bom desconto (se não me engano, de 50%) na compra do jogo Guitar Hero 5 Guitar Bundle para PS3: http://bit.ly/h7Df1M

Depois de um certo tempo o estoque do jogo acabou e o público, naturalmente, começou a reclamar com a Tag #fudidospelodescontovisa e aí já viu.
Logo logo a Master tratou de negociar mais opções de produtos a receberem descontos.
A Master pediu 5000 tweets com a tag #juntospelodescontovisa, porém não imaginou que conseguiria mais.

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