28 de mar. de 2011

Hora do Planeta 2011 – Quem apagou a luz para ter um mundo melhor?

Este texto é de autoria do Luiz Fernando Severo Santos.

Como foi pra você ficar uma hora sem utilizar qualquer tipo de energia elétrica? O que fazer no mundo globalizado do século XXI, sem usar meios considerados essenciais para vida no cotidiano como computadores, televisão, rádio... Luz elétrica?

O evento A hora do Planeta promoveu esta pergunta se posicionando frente ao aquecimento global , ao pedir este simples gesto: que todos desligassem as luzes em um tempo de 60 minutos.

A hora do Planeta, internacionalmente conhecida como Earth Hour começou em 2007 em Sidney, na Austrália e no Brasil existe desde 2009, sendo organizado pela WWF-Brasil. Cartões postais como O Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, a Catedral de Brasília, a Ponte Estaiada, em São Paulo desligaram suas luzes por 1 hora, provando a grande motivação deste movimento e sua responsabilidade que já conta com o apoio e participação de grandes empresas, do governo, cidades e também de milhões de pessoas.

Este ano, o evento aconteceu sábado, dia 26 de março, das 20h30 às 21h30. No site do evento são mostradas alternativas e sugestões para o que se fazer sem energia elétrica por 1 hora e também galeria de fotos e vídeos de tudo que este gesto simbólico já fez seguindo a mesma linha de raciocínio: a mudança individual contribui para a melhora no coletivo.

Por mais que muitos critiquem e desdenhem dessa ação, argumentando que é puro lance midiático, já que nosresto do ano essas mesmas pessoas, empresas e governos não agem com responsabildiade em relação ao planeta, o fato é que a sustentabilidade ainda é uma preocupação restrita a alguns setores da sociedade. Toda ação que divulgue, amplie e mobilize a sociedade é válida porque se não houver sensibilização, não haverá mudança.

Abaixo, o vídeo promocional deste ano de 2011.

1 comentários:

Ma Bassoli disse...

Eu amo essa ação! :)

Por mais que sejam 60 minutos uma vez, já é uma iniciativa.

E é por pessoas com essa mentalidade pequena, que dizem: "O que vai adiantar uma hora num sábado com a luz desligada?", que essas ações não acontecem mais vezes, com maior repercussão.

Pode parecer utópico, mas se o ser humano se unisse em prol do meio ambiente como se une em prol da tecnologia, realmente faria a diferença.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails