18 de mar. de 2011

A vingança dos Consumidores

Atenção empresas: os consumidores aprenderam a usar as redes sociais e o acesso a internet a seu favor. Na semana de aniversário do código de defesa do consumidor, a boa nova é que a informação se democratizou, e deu poder de voz aos que deveriam ser a razão de existir das empresas. Abaixo, apontamos 4 casos clássicos de reclamações q se espalharam na net. Qual deles vc acha q trouxe mais prejuizos à imagem das empresas?

1. Contra a Renault
A consumidora que comprou um Mégane (carro caro) e não consegue ter seu problema resolvido cria um site Meu Carro Falha, que é muito bem feito e onde conta toda a sua (triste) história.



2. Contra a United Airlaines.
O 1o case de sucesso de uma reclamação. A combinação ironia e música num videoclipe do youtube que teve milhões de acessos e deu a um cantor desconhecido o status de celebridade.



3. Contra a Net
Essa é genial pq usa o comercial real para inverter totalmente a mensagem. Até o título é apropriado.



4. Contra a Dafra
É o mesmo caso da ideia anterior, só que aqui a linguagem é mais pesada e apelativa. O tom é de denúncia e indignação.

5 comentários:

Murilo disse...

Feliz aniversário ao código!

Enquanto algumas marcas gozam de suas atividades em mídia social, outras insistem em cometer erros bobos. Uma vez, no twitter, fiz um comentário pejorativo e irônico sobre uma marca e o perfil da marca deu um RT... o sm deles não deve nem ter lido o tweet =p.

Bom post e bons exemplos de bad buzz. Será que as marcas vão ser mais cautelosas em alguns anos?

Rafael Figueiredo disse...

Com certeza o que mais deu prejuízo foi o da United. Teve milhões de visualizações no mundo todo, eu não viajaria com minha Fender nesse avião aí. hahahha

Rafael Figueiredo disse...

Detalhe: a campanha atual da Net é a mais chata que está no ar.

Murilo disse...

Rafa, ta afim de fazer um post sobre o falso feminismo na última campanha da Bombril? Hahaha, é muito tenso

Luiz Fernando disse...

Gente, sem olhar para o lado americano de glamour que o consumidor da United fez ficar toda a angustia e desapontamento dele, fiquei muito horrorizado com o caso da Renault...coitada da mulher, pegou um produto caríssimo para não ter apoio nenhum da Marca, fique indignado com a situação dela... Sério, coitada!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails