30 de mai. de 2011

O que faz um viral?

Vocês provavelmente já assistiram ao vídeo de "Oração" da "Banda mais bonita da cidade", o novo fenômeno do Youtube. Eu também já assisti e fiquei muito impressionado com a quantidade de views e com a velocidade em que eles foram se multiplicando. A primeira vez que assisti ao vídeo, ele tinha cerca de 25 mil visualizações, horas depois chegava a 150 mil. Em 13 dias, o vídeo tem quase 4 milhões de visitas, que me lembre nenhum músico brasileiro tinha alcançado tal feito e isso me fez questionar: "O que faz um viral?"



Leia mais>>

25 de mai. de 2011

Quando o homem morre pela floresta



Hoje, dia em que seria votada a alteração do Código Florestal, um de nossos palestrantes, Zé Claudio Ribeiro, foi assassinado junto com sua esposa, Maria do Espirito Santo, quando voltava para casa, no Assentamento Agroextrativista Praia Alta Piranheira, em Nova Ipixuna, no sul do Pará.
José Claudio Ribeiro era castanheiro e vivia da extração de castanhas e outras frutas na floresta. O lugar onde morava é protegido por lei e o corte de árvores, ilegal. Assim, Zé Claudio negava-se a negociar as árvores com os madereiros da região. A pressão era grande: muita gente já tinha abandonado o assentamento e vendido, ilegalmente, as terras. Zé Claudio denunciava os crimes e, por isso, as ameaças eram constantes. Sua palestra no TEDxAmazônia conta exatamente essa história. Num trecho, ele diz: “A mesma coisa que fizeram no Acre com Chico Mendes, querem fazer comigo”. E fizeram. Vale rever a palestra:
Nós conhecemos o Zé Claudio graças ao Felipe Milanez, que nos apresentou sua história emocionante, seu amor à vida dos homens e da floresta. Hoje, é o Felipe que emocionado nos traz mais notícias tristes. A Comissão Pastoral da Terra esteve no local do assassinato - uma ponte a 8 km da casa de José e Maria. Às sete e meia da manhã sairam para a cidade, provavelmente para denunciar as ameaças. Ali, foram emboscados, por dois homens, que utilizaram armamento pesado (revólver calibre 38 e pistola 380). O casal foi alvejado e os assassinos ainda cortaram uma orelha de cada para comprovar o crime. Eles caíram ao lado de uma grande árvore. 
A polícia chegou por volta do meio dia, despreparada para proteger o local do crime para a perícia, segundo a Comissão Pastoral da Terra. Zé Claudio e Maria do Espírito Santo estavam com medo e iriam denunciar as ameaças. Agora, essa é a nossa missão: não permitir que o crime caia na impunidade. Pedimos que comunidade TED se mobilize para que esta notícia seja espalhada.
Por Lívia Ascava, Barbara Soalheiro e Felipe Milanez

Leia mais>>

23 de mai. de 2011

Alone Together

Este post é de autoria do Matheus Paiva.

Cada vez mais a discussão sobre o quanto nós estamos realmente nos conectando com as pessoas ganha força. Dizendo que enquanto nos conectamos virtualmente com todo (o) mundo, cada vez mais nos distanciamos do mundo real, fica cada vez menor nossa interação com o real. Assim como também nosso poder de atenção e concentração diminuem, que cada vez menos conseguimos assimilar informações complexas e longas como textos de revista e livros, e etc. Com essa discussão que o livro 'Alone Together' ataca toda essa geração 'conectada'. A idéia do autor Sherry Tur­kle é que essas novas mídias estão nos tornando mais 'virtuais', que estamos nos isolando do contato humano e nos tornando quase que exclusivamente virtuais.

Há um tempo foi divulgado um comercial da empresa DTAC, uma grande fabricante de celulares da Tailândia, com o nome de 'Disconnect to Connect' que nos mostra os momentos perdidos com nossos amigos e familiares por estar justamente conectados, trocando o virtual pelo real. Que esta conexão que estabelecemos através das mídias sociais e da internet está nos afastando cada vez mais do verdadeiro contato, o real.



Outro vídeo que também trata do assunto é o 'You need to get off Facebook', o rapaz do vídeo faz uma reflexão sobre o uso exagerado do Facebook, e como isso acaba nos deixando mais infelizes do que propriamente felizes. Como isso aumenta nossas expectativas.



Claro que meu objetivo aqui não é tirar todo mundo do twitter, facebook, orkut, foursquare, youtube... mas sim que ao acessar essas redes, paremos para refletir e diferenciar o saudável e necessário do vicio, perda de tempo e da infelicidade.

Leia mais>>

17 de mai. de 2011

Estação Gente Diferenciada


No último sábado, dia 14/05/2011, em resposta a uma declaração feita por uma moradora do bairro, foi realizado um churras em frente ao Shopping Higienópolis. Tudo começou a partir da mudança do local onde seria instalada a estação de metrô onde passaria a futura linha 6 - Laranja. A alteração foi divulgada após a entrega de um abaixo-assinado realizado por uma associação de moradores do bairro com, aproximadamente, 3.500 assinaturas contrárias a instalação da estação no local.


O estopim foi quando uma moradora, em entrevista para um jornal, justificou sua posição dizendo que a estação atrairia camelôs, mendigos, drogados, em suas palavras "uma gente diferenciada" para o bairro. Foi quando Danilo Saraiva convidou a galera via Facebook, para que comparecessem ao evento. Resultado: mais de 56 mil pessoas confirmaram presença e mais de 7 mil diziam que talvez compareceriam, contudo, segundo a policia militar, aproximadamente 600 pessoas apareceram no local. Números a parte, o fato é que, ainda que em outro ponto do bairro, teremos metrô em Higienópolis. As mídias sociais provaram seu poder de mobilização, desta vez, beneficiando milhares de paulistanos "diferenciados".
Muitos jovens compartilharam, cada um com o seu modo de pensar, uma manifestação que escancara uma verdade. Há preconceito contra pobres. A guerra entre classes existe e está presente o tempo todo. Também há preconceito contra ricos, basta ouvir discursos como os relatados na matéria da carta capital.(http://www.cartacapital.com.br/destaques_carta_capital/sofativistas-1-a-0) Pois bem, um bom pensar independe da condição social, basta ter noção de equilíbrio e capacidade de se enxergar no próximo, mesmo que este próximo não seja, ou esteja, tão próximo assim de sua realidade.
Quanto a ser um evento realizado por jovens de classe média, isso pouco importa. Foi feito por jovens que, por natureza, manifestam-se contra o que pensam ser injusto e dizem isso via rede social e, pasmem, saem do conforto de seus lares em dia frio para dizerem que não concordam com o pensamento de (não poucas) pessoas mesquinhas, burras e indignas de serem chamadas seres humanos, não importando se residentes de Higienópolis ou Capão Redondo.
Ilusão pensar que todos que ali estavam, sabiam porque protestavam. Mas, oras, isso importa tanto quanto o lugar que será o metrô... nada!

Mais vale o movimento contra o preconceito e o abismo social que há nessa cidade.

Há tempos não me orgulhava de ser paulistano.
Que bom poder afirmar isso hj.

Leia mais>>

10 de mai. de 2011

O Poder da Contra-Propaganda: a sociedade está dando respostas às campanhas de Belo Monte e à siderúrgica do RJ

O que esse post questiona é a política de desenvolvimento do atual governo federal que, em conjunto com os governos estaduais, está prejudicando populações inteiras em nome de uma falácia chamada "crescimento econômico". A questão é: crescimento pra quem, cara pálida?

Primeiro, o Governo (em nome do PAC) e o consórcio Norte Energia lançam 2 vídeos que estão sendo veiculados nos aeroportos de todo país. Chega a ser irônico videos mentirosos sendo veiculados em nossos maravilhosos e eficientes aeroportos:




Em resposta, o movimento dos Atingidos por Barragens e Xingu Vivo acabam de lançar a campanha "Contrainformação à Propaganda Enganosa da Norte Energia":




Por fim, está sendo lançado por várias entidades do Rio de Janeiro, o curta Desenvolvimento a Ferro e Fogo. Esse curta tem a narração do Wagner Moura e mostra os impactos da construção da Cia. Siderúrgica do Atlântico (da alemã ThyssenKrupp) na região oeste da cidade do Rio de Janeiro. A poluição causada já prejudica a saúde dos moradores e as previsões ambientais são catastróficas. Veja e dê sua opinião:

Leia mais>>

5 de mai. de 2011

Virada Sustentável: São Paulo, dias 04 e 05 de junho



Seja bem-vinda a Virada Sustentável. Ótima iniciativa de levar a sustentabilidade para o espaço público e para o dia-a-dia das pessoas. Para saber mais, acesse o site Virada Sustentável.
Leia mais>>

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails