23 de mai. de 2011

Alone Together

Este post é de autoria do Matheus Paiva.

Cada vez mais a discussão sobre o quanto nós estamos realmente nos conectando com as pessoas ganha força. Dizendo que enquanto nos conectamos virtualmente com todo (o) mundo, cada vez mais nos distanciamos do mundo real, fica cada vez menor nossa interação com o real. Assim como também nosso poder de atenção e concentração diminuem, que cada vez menos conseguimos assimilar informações complexas e longas como textos de revista e livros, e etc. Com essa discussão que o livro 'Alone Together' ataca toda essa geração 'conectada'. A idéia do autor Sherry Tur­kle é que essas novas mídias estão nos tornando mais 'virtuais', que estamos nos isolando do contato humano e nos tornando quase que exclusivamente virtuais.

Há um tempo foi divulgado um comercial da empresa DTAC, uma grande fabricante de celulares da Tailândia, com o nome de 'Disconnect to Connect' que nos mostra os momentos perdidos com nossos amigos e familiares por estar justamente conectados, trocando o virtual pelo real. Que esta conexão que estabelecemos através das mídias sociais e da internet está nos afastando cada vez mais do verdadeiro contato, o real.



Outro vídeo que também trata do assunto é o 'You need to get off Facebook', o rapaz do vídeo faz uma reflexão sobre o uso exagerado do Facebook, e como isso acaba nos deixando mais infelizes do que propriamente felizes. Como isso aumenta nossas expectativas.



Claro que meu objetivo aqui não é tirar todo mundo do twitter, facebook, orkut, foursquare, youtube... mas sim que ao acessar essas redes, paremos para refletir e diferenciar o saudável e necessário do vicio, perda de tempo e da infelicidade.

1 comentários:

Rafael Figueiredo disse...

eu concordo plenamente com isso.

eu já conheço pessoas que esqueceram seus amigos reais para "viverem" com seus amigos virtuais. e que andam com twitter e facebook nas mãos 100% do tempo.

gostei bastante do comercial (pela ousadia de uma empresa de telefonia) e do vídeo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails