3 de nov. de 2010
Akatu e sua campanha Mais é Menos promovem o consumo responsável
A partir de hoje, o blog Publizität passará a publicar uma série de posts que apresentarão e comentarão campanhas relacionadas a questões ambientais e sociais que consideramos criativas e pertinentes. Este post é de autoria de Patricia Peressim.
Em 22 de setembro de 2009, quando se comemorava o Dia Mundial Sem Carro, o Instituto Akatu lançou a campanha “Mais é Menos”. A campanha tinha o objetivo de sensibilizar e mobilizar os brasileiros para o consumo mais consciente, a partir da comunicação sobre os impactos negativos – sobre o meio ambiente, a sociedade e o próprio indivíduo – do consumo acima do necessário. Para isso, a agência Lew’Lara\TBWA, que trabalha de forma pró-bono como parceira institucional do Akatu desenvolveu a campanha cujo mote foi “Mais é Menos”, que incluiu peças produzidas para mídia impressa, eletrônica e também um hotsite (www.maisemenos.org.br). O hotsite foi desenvolvido pela agência Brancozulu, também parceira institucional do Akatu.
A intenção da campanha não é fazer as pessoas deixarem de consumir, afinal somos seres humanos e precisamos do consumo para viver, mas é preciso ter equilíbrio entre a sustentabilidade ambiental, social e econômica. Pode parecer infinitamente difícil praticar o consumo responsável em grande escala, mas a contribuição voluntária individual nas pequenas atitudes, como escolher uma empresa que pratica a sustentabilidade e a responsabilidade da empresa em relação ao próprio produto, já pode fazer diferença.
Em cada peça, nota-se a oposição entre o "mais" (o consumo do carro, da apartamento, da indústria) que infla em contraponto àquilo que esvazia, o "menos" (arco-iris, árvore, peixe, enfim, a naterueza). A parte verbal acompanha a oposição da imagem pois não à toa que a tipografia do que é "mais" está chapada, cheia, enquanto o que é "menos" aparece vazado.
0 comentários:
Postar um comentário