10 de nov de 2010

Smart contra o consumismo: reflexões



Essa notícia está no site do Clube de Criação de São Paulo de hoje. A marca de carro Smart está lançando um manifesto "against dumb" (contra estúpido, pateta), mais especificamente contra o consumismo exagerado.

"Against Dumb" desafia o público a refletir sobre o amor ao excesso de consumo e questiona: "maior é realmente melhor?", lembrando de datas em que há o exagero na corrida às compras, como a "Black Friday" nos EUA ou o período que antecede o Natal.

Com a ajuda da StrawberryFrog, Smart planeja várias ações "anti-dumb" para as próximas semanas: na internet, em eventos, em mídias sociais e em outros meios. Smart, naturalmente, se posiciona como um "não-estúpido", já que o consumo de combustível do automóvel é muito pequeno e ele emite níveis mínimos de dióxido de carbono.

De minha parte acho q essa campanha relembra o Think Small da VW dos anos 1960 e também remete ao texto Crises e Oportunidades (de C. lopes, L. Dowbor e I. Sachs) que estamos estudando no grupo. Quando ficamos sabendo q atualmente se gasta mais dólares em armamento, maquiagem e sorvetes do que em educação e saúde no mundo, temos que repensar nossas ações. Acho q Smart pega carona nessa onda para se beneficiar dela - marketing inteligente q funciona na Europa mas não por aqui, onde a marca nunca decolou (infelizmente).

10 comentários:

Anônimo disse...

Nossa! O carro da segunda imagem é minúsculo. Talvez isso acabe passando uma imagem errada do carro. Parece que é pequeno demais.

Reginaldo Nepomuceno disse...

Gostei da iniciativa, mas acho que a segunda imagem me parece montagem: A sombra do carro não bate com as sombras na casa, há sombras de árvores sobrando na calçada e o carro está reto, mas a rua é inclinada.

Anônimo disse...

Verdade, a imagem tá uma porcaria. O legal são as antenas. Nem a NASA tem tanta antena. KKKKKK. Vacilo da Smat.

Paula disse...

Por mais q a segunda imagem pareça montagem,acho q a intenção é que vale, muito boa por sinal...também vi essa notícia no ccsp e éh uma pena q aqui no Brasil a marca não tenha ido pra frente.

Raphael Maestro disse...

Concordo Paula. A ideia é interessantíssima, porém uma imagem de carro onde não cabe ninguém não pode ser transmitida, e sim a ideia de um carro pequeno mas confortável o suficiente para você se sentir bem com você e com o meio ambiente. De fato um carro pequeno polui menos e ocupa menos espaço no caótico transito de nossa sociedade, ponto positivo para o Smart. Sinceramente, para que a sociedade brasileira, principalente a paulistana, possa assimilar essa ideia, se faz necessário uma forte campanha em diversos meios de comunicação e diversas feramentas de conscientização da população para que essa pequena grande ideia, de fato, entre em voga.
Sei que a intenção é boa, todavia, através da observação da segunda imagem, incautos cidadãos podem vir a achar que o carro é pequeno demais para sua "necessidades de espaço". O que não é verdade.

Raphael Souza disse...

Acho que tenho que reduzir um pouco meus comentários. KKK

Patrícia M. disse...

Acho que a ideia de que se é maior é melhor é presente na cabeça dos brasileros, mas também se pararmos pra pensar o Smart é um carro bem carinho né?
Tudo bem que não compramos um carro por metro quadrado, mas segundo o site da revista Auto Esporte "seu metro quadrado — R$ 13.095 — é 20% mais caro que o da Avenida Paulista".
Infelizmente acho que o brasileiro não está disposto a gastar tanto numa coisa que talvez nem chame tanta atenção assim.
Mesmo que o Smart seja contra o consumismo, o brasileiro vai pela linha de raciocínio de que pelo mesmo preço do Smart é possível comprar um Ford Focus ou um Honda Fit (ainda de acordo com o site do Auto Esporte), maiores e mais potentes, acho que já deu pra ter uma ideia né?

Raphael Souza disse...

Concordo Patrícia

Murilo disse...

Num reduz comentários não. São a melhor parte x]

Anônimo disse...

Gostei também de um anúncio que vi nesse site: http://pubaddict.wordpress.com/2007/06/28/smart-um-carro-pequeno/
Beeeeem mais criativo.

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