29 de abr. de 2010
AACDesign.
Por
Murilo
Desde 2009 o projeto UniqueTypes convoca designers de todo o mundo para criarem fontes(types) inspiradas em portadores de dificuldades especiais. O projeto da AACD, desenvolvido pela AgênciaClick, utiliza licenças Creative Commons para compartilhar as fontes de forma livre e gratuita. Os autores ganham crédito pela criação, mas compartilham seus direitos autorais com qualquer pessoa que queira utilizar as tipografias. Durante o primeiro passo da campanha diversas fontes foram criadas. Elas podem ser encontradas aqui, assim como o filme de divulgação da campanha.
Hoje, UniqueTypes deu seu segundo passo, o de incentivar designers, artístas e principalmente diretores de arte em agências de publicidade a utilizarem as fontes em seus trabalhos, ajudando a espalhar a ideia da AACD. Para isso foi usada a ferramenta social da moda, o Twitter. A AgênciaClick criou um video para "convidar" o diretor de criação e sócio-presidente da AlmapBBDO, Marcello Serpa, a dar o exemplo e participar da campanha. A a Click fez com que a mensagem fosse repassada pelas pessoas no Twitter até que chegasse ao conhecimento do diretor da AlmapBBDO.
Um bom exemplo de campanha pensada em cima do potencial de repercussão das mídias sociais, diferente das muitas tentativas que temos visto por aí.
@marcello_serpa from AACD on Vimeo.
Marcello Serpa havia abandonado o Twitter há algumas semanas, alegando não aguentar mais ter que tomar cuidado com o que dizia por lá. Mas a pressão gerada pelos "Re-twitts", que cobravam uma atitude do diretor de arte, fizeram com que ele voltasse para dar uma resposta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
muito boa a campanha, e mais legal ainda a ação com o Marcelo Serpa. Só acho esquisito é que acontecem coisas tão vultuosas na web, e por mais que eu esteja boa parte do meu tempo nela. As vezes passam completamente despercebidas :(
Postar um comentário