2 de jul. de 2011
Resiliência e Sustentabilidade
Trechos do texto de Miguel Berredo publicado na revista Bodisatva –O Olhar Budista, edição verão/outono n.22, página 51.
“ Utilizado pela psicologia emprestado da física, o termo resiliência é a capacidade do individuo de lida com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas. No conceito de sustentabilidade está embutida a idéia de ação duradoura – manutenção, cuidar, favorecer. Em relação ao consumo seria a utilização de recursos renováveis e locais, diminuindo a dependência de produtos e recursos vindos de fora e produzidos, transportados com energia não renovável, ou finitos, como os derivados do petróleo. Quanto mais sustentável for nossa vida, maior o nível de resiliência.
Pegada ecológica é o impacto que nosso estilo de vida causa ao meio ambienta. A origem e a quantidade dos produtos que consumimos e o gasto de energia para serem produzidos, transportados e chegarem até nós indicam quão sustentável é a vida, o nosso nível de re siliência e nossa pegada ecológica. Diz-se que se todos os países tivessem o padrão dos estados Unidos, precisaríamos de mais do que a produção energética de quatro e meio planetas Terra para satisfazer toda a demanda.
...
O que fazer então? Levar uma vida mais simples e menos dependente. Nosso nível de resiliência aumenta se tivermos uma área para plantar, se nesse espaço tiver água ou se fortalecermos a produção e a economia local. Pense nisso! Encontre pessoas que pensem nisso! Forme um grupo! Faça uma ação sustentável! Pratique meditação! Essa prática aumenta nossa capacidade de adaptação e diminui nossas respostas automáticas. A meditação é uma atitude 100% sustentável, não provoca impacto ambiental e depende somente de nós.
Saiba mais:
Cidades em transição:
Sustentabilidade:
------------------------------------------------
Texto na integra na revista Bodisatva n.22.
0 comentários:
Postar um comentário