18 de nov. de 2010

O que é isso ?

Eu vi esse comercial esses dias.


E pergunto: o que é isso ?! Inclusão ? Exclusão ?

11 comentários:

Reginaldo Nepomuceno disse...

INCLUSÃO, sem sombra de dúvidas.

Exclusão seria acreditar que surdos não tem direito a viver e se relacionar, seja por sms, LIBRAS ou qualquer outro meio. Exclusão seria mostrar somente pessoas perfeitas(?) como se pessoas com deficiência nunca tivessem vontade de se comunicar e se locomover, como se elas não pertencessem a este mundo..

Silvinha Amadei disse...

Muito muito boa, é inclusão certeza.
E concordo com tudo que nosso amigo Reginaldo falou.

Bia Mendes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bia Mendes disse...

Uau. Inclusão, absolutamente! E a forma que colocaram, mostrando que sim é uma pessoa normal, com uma vida, relacionamento, um ser humano como qualquer outro.

Murilo disse...

Pra mim é inclusão. Gostei do filme, da ideia. Agora, pensando realisticamente, como o cara pediria o sorvete sem a menina?

Raphael Souza disse...

Mudos e surdos sabem se comunicar melhor do que nós mesmos, pois eles sentem de um modo muito diferente do nosso. Tendo boca ou não todos nós podemos ir à Roma. Acho que nós que trabalhamos com comuicação temos muito a aprender ainda. KKK

Murilo disse...

Sem duvida um deficiente sensorial consegue se comunicar sem problemas hoje em dia. Citei o caso, mas na real um deficiente auditivo não teria muito problemas para comprar um sorvete. Demandaria um grau mínimo de paciência e boa vontade do vendedor. O problema é que a publicidade se quer cita isso. Não convem, não é romântico.É mais ou menos como um telejornal que denuncia um caso de violência militar contra homossexuais mas não explora as razões ou as consequência sociais disso. Dá pra comunicar direito, no jornalismo e na publicidade. Quando perceberem que isso pode dar dinheiro também, será o novo "sustentável".

Reginaldo Nepomuceno disse...

Então, nesse caso a pergunta deve ser outra: Estamos lidando com inclusão social ou exploração de um novo nicho?

Luiz Fernando disse...

pra mim mim a mensansagem que fica neste comercial é simplesmente A AJUDA, a gente não ajuda apenas aqueles que precisam, podemos ajudar também por afeto, por carinho ou até mesmo pra facilitar o momento para aquela pessoa, mas não que ela não seja capaz de fazer...além disso, a conversação tanto por SMS quanto na sorveteria traz uma mensagem sim de Inclusão, esses dias por exemplos presenciei uma situação parecida, no Shoppping Santa Cruz, em uma roda de amigos eles estavam discutindo q filme iriam assistir no cinema, um deles foi o porta voz dos restante que pareciam serem surdos-mudos. Pra mim é totalmente inclusão.

Conceição disse...

É inclusão, sem dúvida, mas é por via do consumo. Vc pode ser cego, surdo, mudo: desde q consuma, vc tá dentro. Mas é claro q tb tem a dimensão cultural da Propaganda, então, ao dar visibildiade a isso a campanha tb acaba por gerar uma inclusão imaginária.

Anônimo disse...

Discordo, Conceição. Quer dizer que quando não utilizam deficientes em anúncios não é inclusão, mas quando usam é inclusão via consumo. Inclusão é inclusão e pronto. Não acredito que seja uma inclusão imaginária.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails