Exclusão seria acreditar que surdos não tem direito a viver e se relacionar, seja por sms, LIBRAS ou qualquer outro meio. Exclusão seria mostrar somente pessoas perfeitas(?) como se pessoas com deficiência nunca tivessem vontade de se comunicar e se locomover, como se elas não pertencessem a este mundo..
Uau. Inclusão, absolutamente! E a forma que colocaram, mostrando que sim é uma pessoa normal, com uma vida, relacionamento, um ser humano como qualquer outro.
Mudos e surdos sabem se comunicar melhor do que nós mesmos, pois eles sentem de um modo muito diferente do nosso. Tendo boca ou não todos nós podemos ir à Roma. Acho que nós que trabalhamos com comuicação temos muito a aprender ainda. KKK
Sem duvida um deficiente sensorial consegue se comunicar sem problemas hoje em dia. Citei o caso, mas na real um deficiente auditivo não teria muito problemas para comprar um sorvete. Demandaria um grau mínimo de paciência e boa vontade do vendedor. O problema é que a publicidade se quer cita isso. Não convem, não é romântico.É mais ou menos como um telejornal que denuncia um caso de violência militar contra homossexuais mas não explora as razões ou as consequência sociais disso. Dá pra comunicar direito, no jornalismo e na publicidade. Quando perceberem que isso pode dar dinheiro também, será o novo "sustentável".
pra mim mim a mensansagem que fica neste comercial é simplesmente A AJUDA, a gente não ajuda apenas aqueles que precisam, podemos ajudar também por afeto, por carinho ou até mesmo pra facilitar o momento para aquela pessoa, mas não que ela não seja capaz de fazer...além disso, a conversação tanto por SMS quanto na sorveteria traz uma mensagem sim de Inclusão, esses dias por exemplos presenciei uma situação parecida, no Shoppping Santa Cruz, em uma roda de amigos eles estavam discutindo q filme iriam assistir no cinema, um deles foi o porta voz dos restante que pareciam serem surdos-mudos. Pra mim é totalmente inclusão.
É inclusão, sem dúvida, mas é por via do consumo. Vc pode ser cego, surdo, mudo: desde q consuma, vc tá dentro. Mas é claro q tb tem a dimensão cultural da Propaganda, então, ao dar visibildiade a isso a campanha tb acaba por gerar uma inclusão imaginária.
Discordo, Conceição. Quer dizer que quando não utilizam deficientes em anúncios não é inclusão, mas quando usam é inclusão via consumo. Inclusão é inclusão e pronto. Não acredito que seja uma inclusão imaginária.
Publizität é um grupo de pesquisa em comunicação persuasiva, cujo objetivo é ser um espaço de estudo, debate, reflexão e produção de conhecimento acerca dos fenômenos da comunicação, que tematizam direta ou indiretamente questões sociais, políticas e ambientais.
Seja a comunicação formal produzida por empresas, terceiro setor, organizações públicas e sociedade civil, seja a comunicação espontânea e informal produzida por pessoas interessadas no assunto e veiculada nos espaços midiáticos reais e virtuais.
Propõe-se, prioritariamente, o envolvimento do corpo discente dos cursos de Publicidade, Jornalismo, Multimeios, Artes, Filosofia e Letras com o grupo, de modo a aliar a discussão conceitual à proposição de ações concretas (parcerias, intervenções, promoção de seminários, publicações etc.).
11 comentários:
INCLUSÃO, sem sombra de dúvidas.
Exclusão seria acreditar que surdos não tem direito a viver e se relacionar, seja por sms, LIBRAS ou qualquer outro meio. Exclusão seria mostrar somente pessoas perfeitas(?) como se pessoas com deficiência nunca tivessem vontade de se comunicar e se locomover, como se elas não pertencessem a este mundo..
Muito muito boa, é inclusão certeza.
E concordo com tudo que nosso amigo Reginaldo falou.
Uau. Inclusão, absolutamente! E a forma que colocaram, mostrando que sim é uma pessoa normal, com uma vida, relacionamento, um ser humano como qualquer outro.
Pra mim é inclusão. Gostei do filme, da ideia. Agora, pensando realisticamente, como o cara pediria o sorvete sem a menina?
Mudos e surdos sabem se comunicar melhor do que nós mesmos, pois eles sentem de um modo muito diferente do nosso. Tendo boca ou não todos nós podemos ir à Roma. Acho que nós que trabalhamos com comuicação temos muito a aprender ainda. KKK
Sem duvida um deficiente sensorial consegue se comunicar sem problemas hoje em dia. Citei o caso, mas na real um deficiente auditivo não teria muito problemas para comprar um sorvete. Demandaria um grau mínimo de paciência e boa vontade do vendedor. O problema é que a publicidade se quer cita isso. Não convem, não é romântico.É mais ou menos como um telejornal que denuncia um caso de violência militar contra homossexuais mas não explora as razões ou as consequência sociais disso. Dá pra comunicar direito, no jornalismo e na publicidade. Quando perceberem que isso pode dar dinheiro também, será o novo "sustentável".
Então, nesse caso a pergunta deve ser outra: Estamos lidando com inclusão social ou exploração de um novo nicho?
pra mim mim a mensansagem que fica neste comercial é simplesmente A AJUDA, a gente não ajuda apenas aqueles que precisam, podemos ajudar também por afeto, por carinho ou até mesmo pra facilitar o momento para aquela pessoa, mas não que ela não seja capaz de fazer...além disso, a conversação tanto por SMS quanto na sorveteria traz uma mensagem sim de Inclusão, esses dias por exemplos presenciei uma situação parecida, no Shoppping Santa Cruz, em uma roda de amigos eles estavam discutindo q filme iriam assistir no cinema, um deles foi o porta voz dos restante que pareciam serem surdos-mudos. Pra mim é totalmente inclusão.
É inclusão, sem dúvida, mas é por via do consumo. Vc pode ser cego, surdo, mudo: desde q consuma, vc tá dentro. Mas é claro q tb tem a dimensão cultural da Propaganda, então, ao dar visibildiade a isso a campanha tb acaba por gerar uma inclusão imaginária.
Discordo, Conceição. Quer dizer que quando não utilizam deficientes em anúncios não é inclusão, mas quando usam é inclusão via consumo. Inclusão é inclusão e pronto. Não acredito que seja uma inclusão imaginária.
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