23 de set. de 2010

Caos no trânsito no dia mundial sem carro

Esse post é de autoria da Patricia Yoshizumi.

“No Dia Mundial Sem Carro, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrava 68 km de lentidão na capital paulista por volta das 8h30 desta quarta-feira (22).”

“Após dia de caos, Linha Vermelha do Metrô de SP tem novo problema. Vagão apresentou falha em sistema de suspensão na Estação Sé. Passageiros foram retirados e trem ficou 8 minutos parado na estação.”

Esses são trechos retirados do site da Globo e nos dão uma ideia de como o transporte da cidade de São Paulo vai de mal a pior. Muitos especialistas afirmam que a cidade vai parar em 2012 por falta de espaço nas ruas e avenidas para a circulação de carro. A solução para muitos urbanistas é que as pessoas deixem os carros em casa e utilizem mais os transportes públicos.

Mas como exigir que as pessoas deixem os carros na garagem quando o transporte público não atende às necessidades de cidadãos que só querem chegar no horário ao trabalho ou à escola? Se for para ficar horas no trânsito é muito melhor ficar no conforto do seu carro, ouvindo música do que em pé num ônibus ou metrô lotado nos quais as pessoas já estão estressadas. Isso sem citar as chuvas, que só aumentam o caos.

Uma solução para os problemas no transporte público parece cada vez mais distante. Os preços das passagens aumentam, mas o transposte não melhora. Ninguém que tenha condições de manter um carro vai querer deixá-lo em casa para ficar esperando um ônibus no qual, por vezes, você nem consegue entrar, por falta de espaço, e precisa esperar o próximo.

Já passou da hora de parar de falar e começar a agir. Dizer que a cidade vai parar em 2012 e se conformar com isso é comodismo. Falar sobre um problema é fácil, mas o que estamos fazendo para encontrar uma solução?

Podemos começar cobrando da prefeitura, pois os votos da maioria dos cidadãos colocaram no poder quem os representaria e é mais do que justo que tenham direito de reivindicar. Pagamos impostos e passagens para que o transporte nos atenda de maneira satisfatória e podemos e devemos sim exigir uma solução para quem elegemos não é? Agora, se você não se lembra em quem votou na eleição passada, está na hora de se conscientizar para votar nessa eleição e colocar no poder alguém que lute por ideais nos quais você acredita - como uma cidade com um trânsito melhor, por exemplo.

11 comentários:

Vicky disse...

Ótimo post! :)

Anônimo disse...

Gostei muito!!!
Infelizmente nem com dia pra tentar conscientizar a população a ser politicamente correta, o trânsito de São Paulo deixa de ser um caos!

Raphael Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raphael Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raphael Souza disse...

Patrícia. Permita-me discordar de você em parte, pois, não obstante os aumentos da tarifa do transporte público, devo ressaltar que os ônibus que circulavam na cidade há algum tempo tinham poltronas horríveis e que nem acolchoadas eram, o Bilhete Único não existia e era péssimo ficar comprando aquelas cartelas enormes de passes e gastar um em cada ônibus em que nós embarcávamos, não havia, também, corredores exclusivos de ônibus, que facilitam muito. Não podemos negar que o transporte público melhorou em parte, porém concordo que existem inúmeros problemas no que tange a disponibilidade e oferta do transporte.
O Dia Mundial "sem carro", na minha opinião, não passa de mais um dia comum na vida da maioria dos habitantes, pois, como foi dito, ninguém é corajoso a ponto de se aventurar em um ônibus coletivo lotado com mal cheiro e às vezes com baratas. O verão está vindo aí, ou seja, temporada de chuva, calor e janela do ônibus fechada nos dia de chuva, o inferno talvez exista.

Anônimo disse...

Realmente, se há uma coisa que piorou em São Paulo foi o sistema público de transporte, vamos ver se as eleições desse ano vão ajudar em alguma coisa.

A Ouvinte disse...

Uau!!! Tô orgulhosa de você, amiga.
Realmente, um ótimo post! =)
Beijão...

Patty disse...

Rafa é claro que permito que você discorde e faça suas observações.
Bom, meu post é de um ano pra cá, que é o tempo que estou morando em São Paulo. Antes disso não sei como era o transporte público por aqui, pois só andava de carro com meus pais, por isso agradeço pelo comentário!
E na minha opinião, o dia mundial "sem carro" é apenas mais um dia comum, como você mesmo disse.
Aos demais obrigada pelos elogios :)

Raphael Souza disse...

Legal, legal!!!

Raphael Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raphael Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails