Eu evitei fazer esta critica porque parece a mesma critica de sempre, em relação aos publicitários que não tem nenhum escrúpulo como o Nizan Guanaes, que associa qualquer coisa a qualquer fato unicamente para vender um conceito. Acabei não falando nada, mas fiquei feliz de saber que houve uma repercursão critica em relação ao filme, e em particular estou torcendo para que saia a indenização merecida.
Ministério Público Federal ajuiza ação contra a propaganda da Brahma com o jogador RonaldoPublicada em 15/05/2009 às 17h33m
Lino Rodrigues
4 comentários:
Confesso que achei o comercial bem roteirizado e bem escrito... a arte como um todo (texto e enfim...) eu achei legal. Mas confesso que me espantou a associação ao jogador de futebol. Além da incitação aos mais jovens para o consumo de álcool, há a questão delicada de associar cerveja (que td mundo sabe que causa dependência entre outros tantos males nao só à saúde de quem consome).
Irresponsáveis todos. A Ambev, a Africa e o próprio Ronaldo, q deu uma bola fora. Tb torço para o MPF sair vitorioso da ação.
Eu acho esse conceito da Brahma ridículo desde o primeiro comercial. Funcionalista, claro. Efetivo, com certeza. Mas, pra mim, dissimina um conformismo absurdo. O brasileiro já tem na cultura um orgulho por driblar as adversidades, mesmo que elas não devessem existir. Sempre o "jeitinho" ao invés da resolução. Aí vem a campanha e fala "tudo bem você ganhar pouco, trabalhar muito, você é brasileiro, guerreiro, brameiro. Tá tudo certo, beba sua cerveja."
Mensagem subliminar deixou de ser discreta então? Em tempos onde o incentivo a não-violência, ao futebol-sadio e familiar seriam o UP da vez -- para ao menos tentar mostrar ao mundo que podemos ser civilizados.... mas não a Brahma tira das entrelinhas o fato de que podemos ser: "guerreiros" e intolerantes a pondo de sermos violentos. Uma lástima para a publicidade brasileira! A equipe de marketing e criação envolvida perderam a oportunidade de fazer um bom trabalho!!!! Já não chega os torcedores imbecís e estúpidos, vem agora os publicitários da Agência Africa que os incentivam a serem ainda mais, porque falando bem ou falando mal, acontecendo o bem e o mal, a marca Brahma estará lá, projetada mesmo -- dinheiro no bolço, tudo certo!! .... ops!!! esqueci, isto é Brasil não é Africa?
Postar um comentário