4 de jun de 2009

Logos, Pathos e Ethos do novo comercial da Nike com Luis Fabiano



O novo filme da Nike, criado pela F/Nazca, é um presente para professores de Criação Publicitária. Em suma, porque entender e transmitir aos alunos as dimensões do pathos, logos e ethos em que se baseia a ação dramática nunca foi tarefa fácil. Ao lançar mão da referência a fábula de Cigarra e da Formiga (logos), mostrando o Luis Fabiano de formiga (suando a camisa) em contraponto a "esperta" cigarra (óbvia referência a alguns de nossos jogadores "celebrity stars"), o filme conduz à ótima frase de fechamento "Rala que Rola" (ethos). Didático e inteligente, o filme funciona como os contos de fadas (pathos), por meio de uma narrativa simples (ótima narração infanto-juvenil com sotaque meio estrangeiro), acionam o imaginário para falar de coisas muito sérias, e cuja lição é sempre óbvia. Só que nesses tempos dominados por cigarras, é sempre bom ver a Nike e a F/Nazca valorizarem as formigas.

4 comentários:

Rafael Figueiredo disse...

A crítica a vários jogadores cabe. Mas colocar o Fabuloso vestido de formiga, não sei não. hahahaha E eu acho pouquissímo provável que fizessem esse comercial se o apelido dele fosse outro.
Eu prefiro "Take it to the next level" a "Rala que rola". Gosto do comercial dirigido pelo Guy Ritchie com trilha do Eagles of death metal, banda paralela do Josh Homme (Queens of the stone age).

Conceição disse...

Rafa, se der, poste esse comercial q vc cita, assim pdoeremos comparar. Tb achei estranho o L Fabiano de formiga, mas esse estranhamento faz parte né

Rafael Figueiredo disse...

O comercial mostra o que seria a vida de um jogador desde o time pequeno até o alge na seleção de seu país, no caso Holanda. O comercial mexe com a vontade de todo homem: ser jogador de futebol. =]
Nike:Take It To The Next Level - Directors Cut
http://www.youtube.com/watch?v=tsizQdNKhGg
Nike: Take It To the NEXT LEVEL
http://www.youtube.com/watch?v=anwlpTgbQTE

Vitório Tomaz disse...

Muito bem trabalhado o conceito, é incrivel como eles conseguem cada vez mais esconder a idéia da compra, do consumo.

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