11 de nov. de 2009
A Nike e o apagão: O dia depois de ontem
Por
Vitório Tomaz
Recebi hoje de manhã via twitter do @pergunteaourso o seguinte vídeo da Nike:Passa longe da minha cabeça ser o cara chatão que contesta e critica tudo, mas fiz a seguinte reflexão.
Será que quando a Nike faz vídeos como este, ressaltando a grandiosidade de um Nike, grandiosidade por sinal até relacionada ao seu nome de origem, (Nike: Niké: Deusa da Vitória), apesar de ser uma estratégia que convence da qualidade do produto ela não vai contra a onda do planeta em pensar mais no impacto de nossas ações para tornar nossa sociedade sustentável?
Será mesmo que após o apagão de ontem um Nike em meus pés me faria sair correndo e dizer bom dia para todos? me fariam olhar o caos gerado por serviços como a falta de transporte sobre trilhos, falta de energia para alimentar a base da dados da policia, falta de energia nos hospitais, falta de energia nos supermercados, falta de energia para me comunicar com vocês agora como uma girafa, que olha no topo das arvores e não vê o que acontece nos seus pés?
Olha, me digam o que acham, por que to morrendo de vontade de comprar um Nike e esquecer do mundo todo. Se me disserem que é isto tudo mesmo, nem penso duas vezes, compro um mesmo que parcelado em 10 vezes no cartão de crédito.
Tags:
(in) sustentabilidade,
Apagão,
comunicação,
energia,
Nike,
ontem
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Ai eu acho exagero. No video o que vejo é a costumeira homenagem que as marcas de tenis fazem aos praticantes de corrida. Foi usado um cenário caótico para tipificar os problemas cotianos? Sim. Mas não podemos dizer que a Nike se posiciona a parte da destruição global por isso. Apesar de sabermos que é o que em parte acontece, o video é um argumento insuficiente para acusarmos.
Um abraço,
Murilo.
Era pra ser irônico mas é quase trágico. O filme é arriscado e permite várias interpretações. Particularmente, acho q o comercial segue a tendência do feel good movie tão típicos de Hollywood, ou seja, mesmo que o mundo esteja um caos, corra com Nike que tudo fica bem. Como nossa realidade atual não tá muito diferente do que se vê no filme, acho q essa campanha merece um apagão. Valeu o post Vitorio.
Concordo com a Conceição quando diz que o comercial permite várias interpretações. Acho que pode ser realmente uma homenagem à corrida, um momento pessoal, mas pode ser também "compre um nike e esqueça do mundo". A direção de vídeo do Spike Jonze é impecável.
Fala Vitório!
Sem dúvida a qualidade estrutural do comercial é muito boa, porém penso que o conteúdo passado é bem questionável sim. Saber oferecer um bom dia, mesmo quando a vida está um caos, poderia ser bom, mas não foi esse caminho que o filme seguiu. Mais presente que isso estão o egoísmo e o egocentrismo do ser humano. Nada me importa, nada me atinge, bom dia para quem, assim como eu, também corre com Nike.
Aliás, como é bom andar descalço em dias como estes...
Postar um comentário