3 de nov. de 2009
São Paulo antes da Lei Cidade Limpa
Por
Conceição
Em dezembro de 2006 a Prefeitura de São Paulo instaurou a Lei “Cidade Limpa” que praticamente eliminou a publicidade das vias públicas da cidade, nas áreas externas dos estabelecimentos comerciais e em edifícios. O intuito do projeto foi acabar com a poluição visual da Capital. Na prática, só em abril de 2007, quando todos os prazos para adaptação à Lei terminaram, São Paulo começou a ter uma nova cara. O repórter fotográfico Hélvio Romero da equipe do ‘Estado’, nos anos que antecederam a “Cidade Limpa”, fotografou os outdoors e murais gigantes da cidade entre uma pauta e outra. As imagens captadas, hoje fazem parte de uma São Paulo, porque não dizer, do passado.
Vale a pena ver as fotos para perceber que a lei teve mais efeito eleitoreiro do q urbanístico pois as imagens publicitárias estão mimetizadas na paisagem paulistana. Mas o que ninguém comenta é sobre as milhares de pessoas que perderam seus negócios e seus empregos por causa da lei. Para ver as fotos, clique aqui.
. Fonte: Estadão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Eu vi esse estudo ontem. Gostei muito, parece algo tão distante hoje em dia.
Ah, Con, Rafa me entregou o bombom que vc mandou. Uma delícia, brigadão =]. Gostaria muito de ter conseguido ir aquele dia ao café. Foi uma pena.
Beijo grande.
Belas fotos.
Trazem à lembrança uma crítica a radicalidade com a qual foi aplicada a lei "Cidade limpa" na cidade de São Paulo.
Vendo as fotos até senti falta de outdoors espalhados pela cidade, pois acho bastante interessante esse diálogo aberto entre nosso concreto e a fantasia publicitária, claramente explorado pelo ensaio do Hélvio.
Contudo, não posso deixar de dizer que essa lei é uma das poucas ações da atual administração que apoio, apesar de acreditar que poderia ser mais flexível e um “tantin assim” menos ditatorial.
Postar um comentário