18 de mar. de 2011
A vingança dos Consumidores
Por
Conceição
Atenção empresas: os consumidores aprenderam a usar as redes sociais e o acesso a internet a seu favor. Na semana de aniversário do código de defesa do consumidor, a boa nova é que a informação se democratizou, e deu poder de voz aos que deveriam ser a razão de existir das empresas. Abaixo, apontamos 4 casos clássicos de reclamações q se espalharam na net. Qual deles vc acha q trouxe mais prejuizos à imagem das empresas?1. Contra a Renault
A consumidora que comprou um Mégane (carro caro) e não consegue ter seu problema resolvido cria um site Meu Carro Falha, que é muito bem feito e onde conta toda a sua (triste) história.
2. Contra a United Airlaines.
O 1o case de sucesso de uma reclamação. A combinação ironia e música num videoclipe do youtube que teve milhões de acessos e deu a um cantor desconhecido o status de celebridade.
3. Contra a Net
Essa é genial pq usa o comercial real para inverter totalmente a mensagem. Até o título é apropriado.
4. Contra a Dafra
É o mesmo caso da ideia anterior, só que aqui a linguagem é mais pesada e apelativa. O tom é de denúncia e indignação.
Tags:
(in) sustentabilidade,
comunicação,
consumo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Feliz aniversário ao código!
Enquanto algumas marcas gozam de suas atividades em mídia social, outras insistem em cometer erros bobos. Uma vez, no twitter, fiz um comentário pejorativo e irônico sobre uma marca e o perfil da marca deu um RT... o sm deles não deve nem ter lido o tweet =p.
Bom post e bons exemplos de bad buzz. Será que as marcas vão ser mais cautelosas em alguns anos?
Com certeza o que mais deu prejuízo foi o da United. Teve milhões de visualizações no mundo todo, eu não viajaria com minha Fender nesse avião aí. hahahha
Detalhe: a campanha atual da Net é a mais chata que está no ar.
Rafa, ta afim de fazer um post sobre o falso feminismo na última campanha da Bombril? Hahaha, é muito tenso
Gente, sem olhar para o lado americano de glamour que o consumidor da United fez ficar toda a angustia e desapontamento dele, fiquei muito horrorizado com o caso da Renault...coitada da mulher, pegou um produto caríssimo para não ter apoio nenhum da Marca, fique indignado com a situação dela... Sério, coitada!!
Postar um comentário