5 de mai. de 2009

Karaokê na Trafalgar Square. A melhor ação dos últimos tempos

O buzz em torno da ação da T-Mobile não é à toa.

A idéia de convocar via celular milhares de pessoas para se reunirem às 18h do dia 30 de abril último em Trafalgar Square, um dos cartões postais de Londres, já seria interessante. Daí a montar um gigantesco karaokê e distribuir 2 mil microfones para as 13 mil pessoas que apareceram e fazer, todos juntos, cantarem 'Hey Jude', dos Beatles, e 'Baby One More Time', de Britney Spears, foi mais que uma sacada, foi um gol de idéia e de organização.

Tradicionalmente, o flash mob é provocado por uma multidão que se reúne subitamente em algum lugar, atendendo a uma convocação que é feita via online, para realizar uma "performance artística" e , no caso, foi organizado pela T-Mobile para a filmagem do comercial de TV. Mas ao reunir em uma única ação, mobilização on-line, apropriação do espaço público, a escolha certa das músicas que emocionaram o público e a forma como o evento foi filmado, mostrando a diversidade e a capacidade humana, apesar de todas as diferenças, de compartilhar um único espaço, uma única emoção, está muito além da propaganda de uma marca. E por isso mesmo, por não querer ser maior do que a coisa em si (o prazer de estar junto), é que considero essa campanha uma das melhores de todos os tempos. E outra coisa importante. O público foi o protagonista da história, mesmo que a cantora Pink estivesse no meio, ela se misturava, não foi dado a ela, pelo menos não no video do You Tube, destaque de superstar. Quem brilhou foram as pessoas, ao desmonstrarem a alegria de cantar juntas naquele lugar tão simbólico para os londrinos.

Veja o vídeo e tire suas conclusões.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails