6 de ago de 2009

Celebridades geram indiferença em 78%


Somente 8% dos consumidores preferem ver celebridades protagonizando campanhas publicitárias. Já 78% se dizem indiferentes à presença de famosos em comerciais e anúncios. Por fim, 12% afirmam perder a vontade de consumir um produto oferecido por uma celebridade.

Ainda segundo a pesquisa, consumidores com mais de 55 anos são os mais avessos a celebridades em campanhas. A explicação seria o fato de as 'estrelas' convocadas para esse propósito serem em geral muito mais jovens do que eles, causando repulsa.

Nós que sempre fomos críticos à essa estratégia confortável de marketing, esperamos que as agências possam usar esse dado para convencer os anunciantes a não adotarem essa estratégia.

Noticia básica postada no site do CCSP. Leia matéria do Adweek na íntegra aqui.

4 comentários:

Murilo disse...

Não acredito que o efeito do uso de celebridades nas campanhas seja um dado tangível, ou que a opinião racional dos que responderam a pesquisa seja válida. O uso de ícones na publicidade é de fim subconciente, e por tal, lamentável.

Sobre a repulsa por parte do público de maior idade, é um argumento que merece atenção, e denuncia ainda mais o culto ao corpo sustentado nas campanhas.

Gostei muito do post, Conceição. Obrigado.

Vitório Tomaz disse...

É, a questão da idade acredito que está sendo resolvida, e não sei se isto será bom.

Mas é uma pesquisa interessante, não questiono a validade ou não, mas a divulgação dela já gera um debate muito bom.

Rafael Figueiredo disse...

O pior é quando a mesma celebridade anuncia sapato, salgadinho, roupa infantil, cerveja, chinelo, carro, eletrodoméstico, iogurte, rede de varejo, companhia de celular, cosméticos, etc.

Único comercial protagonisado por celebridade que eu lembro que eu gosto é esse.

http://www.youtube.com/watch?v=iLwkNa35JtA

Claudio Eduardo disse...

Demais é pensar em propagar algo que não acredita e, por vezes, chega a repugnar, o que acontece muito com artistas e pseudoartistas protagonistas em diversas campanhas.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails